Alentejo, AlentejoTreblinka A Cidade dos Mortos Viagem a PortugalSérgio Tréfaut FAUX

Clipping

Público | Jorge Mourinha — 25/04/2014
O cante da terra segundo Sérgio Tréfaut
“O que Sérgio Tréfaut faz a partir do cante alentejano, ao longo da hora e meia de «Alentejo, Alentejo», é uma espécie de retrato sensorial daquela região portuguesa tendo o cante como centro de gravidade, um trajecto pelo último meio século do Alentejo que usa o cante como “revelador” e “catalisador” do que mudou (e do que não mudou) a sul do Tejo. É um filme que se inscreve na linhagem dos anteriores documentários do realizador, Lisboetas (2004) e A Cidade dos Mortos (2009) – uma busca do que faz, explica e mantém unida uma comunidade, e se há coisa que o cante alentejano é por natureza é comunitário. Talvez seja isso que explique porque é que, ao recentrar o seu olhar numa comunidade portuguesa, depois de ter olhado para os imigrantes em Lisboa e para os “ocupantes” dos cemitérios cairotas, Tréfaut capta com uma sensibilidade notável a alma de uma região que se revela através da sua música.” (…)


Le Monde Diplomatique - edição portuguesa | Paula Godinho — 05/2014
Alentejo, Alentejo de Sérgio Tréfaut
“Neste filme de Sérgio Tréfaut, cujo modo sensível e tocante de registar em imagens se conhece de outros filmes, a câmara torna-se íntima, com uma aproximação que permite aceder aos mais recônditos ambientes. Entra pela padaria de Safara e pelas casas dos alentejanos, assenta arraiais nas cozinhas em que se faz a açorda de alho, coentros e azeite, enriquecida com ovos escalfados ou com bacalhau, e chega mesmo ao momento mais recatado e vulnerável, o do sono. (...) O carácter auto-referencial, patente no título, remete para gente que olha para a terra que não tem – e, num tempo longo, não há memória de ter possuído – e a louva com um amor intenso, uma tristeza espessa quando tem de partir, uma saudade imensa na diáspora.” (…)


The Hollywood Reporter | Neil Young — 13/05/2014
Alentejo, Alentejo: Lisbon Review
“Há muito mais por descobrir no universo musical português do que os lamentos urbanos de renome mundial, conhecidos como Fado – é o que mostra o filme de Sérgio Tréfaut «Alentejo, Alentejo». Existe uma celebração polifônica, rural, uma forma tradicional de cantos, conhecida como cante Alentejano - ou apenas ‘cante’ para encurtar. – O filme ganhou o prémio de melhor longa- metragem portuguesa na sua estreia mundial no principal festival do país, IndieLisboa, e tem perspectivas para uma próspera carreira em festivais internacionais. (...) Muito deste mérito deve ser atribuído à equipa de captação de som – Miguel Moraes Cabral, Olivier Blanc, Armanda Carvalho – que nos ofere- ce gravações com um brilho e uma limpidez extraorinárias e que certamente se prestam a um CD com a banda sonora do filme muito bem sucedido.” (…)


Filmkommentaren.dk | Tue Steen Müller* — 05/08/2014
Sergio Tréfaut: Alentejo, Alentejo
“Neste texto (e isto é um aviso) não me pouparei ao uso de adjectivos elogiosos – maravilhosa jornada emocional sobre a história do “cante”, as suas raízes, a sua ligação à cultura agrícola e culinária. (...) A fotografia – o director é João Ribeiro – é única. (...) Magnífica. (...) Ribeiro revela um olho fantástico para a composição. (...) Obrigado por deixar as cenas desenrolarem-se, por ser lento = respeitoso, por deixar que as personagens se expressem! (...) Tenho acompanhado o trabalho documental de Sérgio Tréfaut desde há muitos anos. Vi o seu filme sobre a Revolução em Portugal Outro País, o seu filme caloroso com sua mãe Fleurette, o seu Lisboetas, o trabalho no Egipto A Cidade dos Mortos. São todos bons, no entanto, o novo Alentejo, Alentejo parece-me ser o mais maduro e rico documentário, tanto informativo como emocional, saído das suas mãos.”

“No meu texto não utilizei a palavra «Masterpiece», mas poderia tê-lo feito. Sérgio Tréfaut ofereceu-nos um maravilhoso «Alentejo, Alentejo» sobre a tradição do Cante e muito mais que isso. Fiquei preso pelo coração, pelos ouvidos, e pelo olhar, graças à fotografia de João Ribeiro, pela composição, ritmo, respeito e amor.”
facebook - Tue Steen Mûller* (05-08-2014)


* Tue Steen Muller foi fundador do EDN (European Documentary Network) e seu director durante os dez primeiros anos. Actualmente é crítico de cinema e consultor internacional.

 

Artigos online

Público | Alexandra Lucas Coelho — 07/09/2014
É tão grande o Alentejo

Correio da Manhã — 05/05/2014
Balanço do Festival internacional de Cinema Independente

Diário do Alentejo — 05/05/2014
Documentário “Alentejo, Alentejo” distinguido como Melhor Longa-metragem Portuguesa pelo IndieLisboa 2014

Diário Digital 05/05/2014
Filme de Sérgio Tréfaut vence galardão no IndieLisboa

A Bola — 05/05/2014
Festival IndieLisboa distingue documentário sobre cantar alentejano

RTP — 04/05/2014
Filme de Sérgio Tréfaut sobre cante alentejano vence galardão no IndieLisboa

Lux — 04/05/2014
Filme de Sérgio Tréfaut sobre cante alentejano vence galardão no IndieLisboa

ionline — 04/05/2014
'Alentejo, Alentejo' Filme de Sérgio Tréfaut vence galardão no IndieLisboa

Esquerda.net — 04/05/2014
Documentário “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut vence galardão no IndieLisboa

Diário de Notícias | Eurico de Barros — 04/05/2014
Almendras e Trefaut premiados no IndieLisboa 2014

Cinema Sapo — 04/05/2014
Filme de Sérgio Tréfaut sobre cante alentejano vence galardão no IndieLisboa

Cinema 7ª Arte — 04/05/2014
IndieLisboa 2014: Vencedores

Visão — 03/05/2014
Filme de Sérgio Tréfaut sobre cante alentejano vence galardão no IndieLisboa

Público | Jorge Mourinha — 03/05/2014
Almendras e Sérgio Tréfaut ganham prémios máximos do IndieLisboa

Filme Spot | Samuel Andrade — 03/05/2014
"Matar a un Hombre" vence o IndieLisboa 2014. "Alentejo, Alentejo" arrecadou os principais prémios da Competição Portuguesa no festival de cinema que hoje terminou.

Cenas de Cimena — 03/05/2014
Matar a un hombre é o melhor filme do IndieLisboa 2014

Cinema Sapo – 24/04/2014
IndieLisboa - Filme do dia: «Alentejo, Alentejo»

SIC Notícias – 23/04/2014
Festival IndieLisboa começa na quintafeira com filme "Gare du Nord"

Câmara Municipal de Lisboa – 17/04/2014
IndieLisboa 2014 - Festival de Cinema Independente

Sol – 18/07/2012
Sérgio Tréfaut prepara filme sobre o cante

Café Portugal
Cante - Realizador Sérgio Tréfaut vai filmar «Alentejo, Alentejo»

Home Ficha técnica Clips Press Sérgio Tréfaut Contactos