A Noiva
UMA ADOLESCENTE NA JIHAD
de SÉRGIO TRÉFAUT | ficção | SELEÇÃO OFICIAL FESTIVAL DE VENEZA 2022
Uma adolescente europeia foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh. Torna-se uma noiva da Jihad.
Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. É mãe de dois filhos e está grávida outra vez. Mas agora é uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. Quem é esta adolescente, após três anos de guerra e de lavagem cerebral?
FICHA TÉCNICA
Com Joana Bernardo, Hugo Bentes, Lola Dueñas, Hossein Hassan, Rekesh Shahbaz, Saman Mustefa, Adil Abdulrahman, Ahmet Zirek, Makena Diop, Dinis Gomes, Bengin Ali, Abdulqadir Bamerni, Neima Abdo, Fatma Ali, Dilpak Mageed
Argumento, Realização e Produção Sérgio Tréfaut
Produção Executiva Mitosfilm, Mehmet Aktas, Lea Drescher
Coordenação de Produção Bruno Cabral
Assistente de Realização Paulo Milhomens
Direção de Arte Hashim Saci
Imagem João Ribeiro
Som Marcelo Lessa
Montagem Pedro Filipe Marques
Grading Paulo Américo
Mistura de Som Bruno Tarrière
Produção FAUX
Vendas Internacionais Paulo Branco, Leopardo Filmes
Descarregar:
FESTIVAIS E PRÉMIOS
FESTIVAIS
Seleção Oficial MOSTRA INTERNAZIONALE D’ARTE CINEMATOGRAFICA DELLA BIENNALE DI VENEZIA, 2022 – ORIZZONTI COMPETITION
New Waves Special Award FESTIVAL DE SEVILLA
NOTA DO REALIZADOR
Estive no Iraque pela primeira vez em 2012, logo após a retirada do exército norte-ameriano que depôs Sadam Hussein. Uma Guerra civil sangrenta estava a decorrer. Bombas explodiam diariamente, causando milhares de mortos. Naquela época, eu estava tentando preparar um documentário sobre como a teoria de Estado Norte Americana segundo a qual uma imprensa independente e eleições livres transformariam o Iraque num país democrático e pacífico era pura hipocrisia. Tive a oportunidade de viajar entre Mossul e Bagdad, mas também no Sul e no Curdistão. O meu projeto de documentário naufragou com o surgimento do ISIS e com a ocupação de Mossul. Mas o surpreendente número de jovens europeus ocidentais que se juntaram ao Daesh como jihadistas estrangeiros esteve, pouco depois, na origem deste filme.